Átomo --> molécula --> célula --> tecido --> órgão --> sistema --> indivíduo --> população --> comunidade --> ecossistema --> bioma --> biosfera.
Populações são grupos de organismos da mesma espécie, que vivem numa determinada área.
Comunidade biológica é o conjunto de populações de determinada área (várias espécies).
Quando consideramos a comunidade (biótopo - parte viva) e os fatores abióticos (abiótopo - parte não-viva), temos o ecossistema.
A biosfera, por sua vez, é o conjunto de todos os ecossistemas. O bioma é uma biosfera em proporções menores.
--Em todos os ecossistemas há troca de matéria e de energia.--
-Habitát e nicho ecológico
O espaço físico onde vive um organismo é chamado de hábitat. Já o nicho ecológico é a função do organismo dentro do ecossistema: o que o organismo come, onde, como e a que momento do dia isso ocorre, quais são seus inimigos naturais, a forma e a época do ano que se reproduz, etc. Duas espécies de animais ou de plantas não podem ter o mesmo nicho ecológico por muito tempo, porque as duas acabam competindo e uma se sobressai.
-Energia e matéria
A vida na Terra depende inteiramente da energia que provém do Sol. Nos ecossistemas, a quantidade de energia disponível diminui à medida que vai sendo transferida de um nível trófico para outro. Uma planta, comida por um herbívoro, vai proporcionar um tanto de energia. Esse herbívoro, comido por um carnívero, proporcionará para ele menos energia do que a planta.
-Pirâmides ecológicas
*Pirâmide de números: indica a quantidade de organismos numa cadeia alimentar. Não é muito usada.

Assim, 2.107 alimentam 4, 5 bezerros, que alimentam uma criança.
*Pirâmide de biomassa: biomassa dos níveis tróficos dos ecossistemas. Pode ser desenhada invertida.
*Pirâmide de energia: é a mais utilizada e nunca é invertida. Mostra a energia a ser transferida para cada nível trófico.
www.alunosonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário