terça-feira, 25 de novembro de 2008

Evolução

-Lamarck, Teoria do uso e desuso
Acreditava que, de acordo com as necessidades dos seres vivos, surgiam novas características.
Por exemplo, caso um peixe passasse a viver na terra, adquiriria pulmões para poder respirar. Acreditava também que essas características eram passadas para as futuras gerações.

-Darwin, Evolucionismo
Lançou a teoria da Seleção Natural, que dizia que os seres mais aptos ao meio sobreviveriam e se reproduziriam, passando suas características para as outras gerações.

-Teoria Sintética, Neodarwinismo
Idéias de Darwin + genética
Há mutações ou recombinações genéticas, que levam à variabilidade dos organismos de uma espécie. Se ela for benéfica, o ser será 'selecionado' pelo ambiente e ao longo das gerações, a espécie vai se adaptando.

-Evidências da Seleção Natural
*fósseis;
*anatomia: órgãos vestigiais (que não têm nenhuma função - devem ter tido alguma função anteriormente)
órgãos homólogos (que, ainda no feto, têm a mesma origem em diversas espécies, mas cujas funções são distintas - mostra o parentesco entre espécies)
órgão análogos (que têm a mesma função, mas origens diferentes)

-Especiação
Conceito biológico de espécie, segundo Mayr: indivíduos que se intercruzam, gerando descendentes férteis e possuem um fluxo gênico (transmitem seus genes pelo tempo e espaço).

-Isolamento reprodutivo (impedimento da reprodução)
*pré-zigóticos, ou seja, antes de nascer um zigoto: barreira geográfica (seres longe um do outro, ou o surgimento de um montanha, um rio que os separe), barreira temporal/comportamental (se um tem hábitos noturnos e o outro diurnos, por exemplo), barreira mecânica (na cópula), barreira gamética (impede a formação ou junção dos gametas).
*zigóticos: zigoto inviável (que não se desenvolve), geração de um ser estéril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário