segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Parasitologia

Endoparasita é aquele que habita no interior do corpo do hospedeiro. Já o Ectoparasita vive no exterior do corpo.
Agente etiológico: causador da doença.
Vetor: transmissor da doença.
Monoexeno: parasita que tem apenas um hospedeiro. Heteroxeno: parasita que tem dois ou mais hospedeiros.

Protozoários

-Amebíase
A Entamoeba histolytica existe sob duas formas durante o seu ciclo de vida: o parasita ativo (trofozoíto) e o parasita inativo (cisto). Os trofozoítos vivem entre o conteúdo intestinal e alimentam-se de bactérias ou então da parede do intestino. Quando a infecção se inicia, os trofozoítos podem causar diarreia, o que faz com que saiam para fora do corpo. Uma vez fora, os frágeis trofozoítos morrem. Quando o doente não tem diarreia, costumam converter-se em cistos antes de abandonarem o intestino, que são mais resistentes e contaminarão outras pessoas. Essa contaminação se dá por meio da ingestão de alimentos ou de água contaminados pelas fezes de quem que possui o parasita.

-Doença de Chagas


-Malária

É uma doença infecciosa, causada por um protozoário unicelular, do gênero Plasmodium e transmitida de uma pessoa para outra, através da picada de um mosquito do gênero Anopheles, ou por transfusão de sangue infectado com plasmódios. Existem quatro tipos de malária: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae, e Plasmodium ovale.

Assim que entram no corpo, os parasitas se multiplicam rapidamente no fígado e nas hemácias. Depois de caírem na corrente sangüínea, os parasitas podem invadir outros órgãos, inclusive o cérebro. Ao se multiplicarem e crescerem no interior das células vermelhas, eles as destroem. A ruptura dos eritrócitos - outro nome dado às células vermelhas - libera os parasitas que ali se encontravam e eles invadem outros eritrócitos. Essa ruptura das hemácias causa febres, em intervalos regulares. A cada 48 é chamada de febre tersã e a cada 72, de febre quartã.



-Úlcera de Bauru ou Leishmaniose

A Leishmania braziliensis apresenta-se sob forma aflagelada (leishmânia ou amastigota) nos tecidos parasitados do homem e dos demais mamíferos susceptíveis ou na forma flagelada (leptômona ou promastigota) no tubo digestivo do inseto vetor. A fêmea do mosquito transmissor adquire o parasita causador da doença ao sugar o sangue do doente ou de mamíferos portadores. Ingere as formas amastigotas (leishmânias) que, dentro do seu intestino, transformam-se em promastigotas (leptômonas) e se reproduzem intensamente.
Posteriormente, invadem as glândulas salivares e são inoculadas no homem ou em outro mamífero hospedeiro, juntamente com a saliva, no momento da sucção do sangue pelo inseto vetor. Nos tecidos dos animais assim infectados, transformam-se novamente em amastigotas (leishmânias), onde exercem seu parasitismo e reprodução.

Platelmintos Trematoda

-Barriga D'água ou Esquistossomose
Platelmintos Cestoda

-Teníase/Cisticercose
OBS: a doença é chamada de Cisticercose quando a Tênia invade o cérebro.

Nemátodes

-Ascaridíase

-Ancilostomose

-Elefantíase



Bactérias
-unicelulares
-reino monera
-procariontes
-autótrofas (foto ou quimiossintetizantes) ou heterótrofas (aeróbicas ou anaeróbicas – parasitas ou saprófitas)
-antibióticos
-cocos, diplococos, estreptococos, estafilococos, bacilos, espirilos, vibriões.



Vírus
-acelular
-capsídio + DNA ou RNA
-não tem metabolismo: usa o da célula
-parasita intracelular
-vírus é fagocitado ou DNA/RNA é injetado – a célula faz cópias dele.
-retrovírus: vírus com RNA. A célula o transforma em DNA.
-como não tem metabolismo, não sofre com antibióticos.




infoescola.com
netbio.wordpress.com
http://www.copasa.com.br/

2 comentários:

  1. po no fis nada aki n tem nada que eu quero a repordusao do cisticescose

    ResponderExcluir
  2. nao achei nada aff explio nada

    ResponderExcluir